A mostra “Representações e Abstrações”, de Rosa Berardo, segue em cartaz até 12 de janeiro de 2024, no Centro Cultural Octo Marques, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás). A exposição fotográfica conta com curadoria de Antonio da Mata e reúne alguns dos milhares de registros etnográficos do Alto e do Baixo Xingu. A entrada é gratuita.
O recorte da exposição, com 40 fotografias entre preto e branco e coloridas, entrega ao público uma contraponto da etnografia xinguana do final da década de 80 à mais recente (2020 e 2021).
Rosa Berardo visitou o Parque Nacional do Xingu pela primeira vez em 1985, quando tinha 21 anos. Na ocasião, ela documentou um importante movimento para a demarcação de terras indígenas organizado pelos líderes da época. Esses povos estavam ameaçados por invasões de suas terras e pelo risco de perderem sua identidade cultural. A fotógrafa recebeu autorização dos líderes indígenas para produzir a documentação fotográfica, um trabalho voluntário que durou cerca de seis anos.
PERFIL
Rosa Berardo é fotógrafa, cineasta, jornalista e professora titular na Universidade Federal de Goiás (UFG), do departamento de Artes Visuais.
A exposição foi prorrogada até o dia 12 de janeiro, com visitação de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h. As obras estão exposta no Centro Cultural Octo Marques (R. 4, 515, edifício Parthenon Center – St. Central, Goiânia). Mais informações no site da artista ou pelo seu Instagram (@rosa_berardo).