Nos últimos três anos, a solicitação de passaportes italianos por brasileiros aumentou 35%, segundo o Ministério das Relações Exteriores da Itália. Este aumento deve-se ao fato de o passaporte italiano ser o mais poderoso do mundo, oferecendo vantagens como acesso a 194 países sem visto, livre circulação na União Europeia, e entrada no Canadá e EUA sem visto.
Para obter a cidadania italiana, não basta ter descendência italiana; é necessário comprovar o vínculo documentalmente. Existem três vias de reconhecimento: Judicial, Consular e Administrativa. A Via Judicial, acompanhada por um aplicativo do poder judiciário italiano, é a mais escolhida, com duração de 12 a 30 meses. A Via Consular pode demorar até 15 anos, enquanto a Via Administrativa, feita na Itália, leva até seis meses.
David Manzini – CEO da Nostrali – Foto Divulgação Nostrali
Na Nostrali Cidadania Italiana esse processo pode ser ainda mais rápido. David Manzini, CEO do escritório, destaca a importância de uma assessoria especializada. A Nostrali, fundada por Manzini, oferece um atendimento personalizado e humano, com planos de expansão e aumento de equipe para 2024. A empresa, que não terceiriza serviços, já concluiu 15 mil processos de cidadania italiana, garantindo eficiência e agilidade.
“Nosso propósito vai muito além de reconhecer a cidadania com segurança e agilidade. Nossa missão é proporcionar uma experiência diferenciada ao cliente durante toda a tramitação do processo”, declara Mazini.