Clubbers em êxtase na pista, com o símbolo clássico do Smiley, por volta de 2004: Foto: Fabio Mergulhão
A jornalista Erika Palomino lança uma edição atualizada e ampliada do livro Babado Forte para comemorar os 25 anos de sua primeira publicação, que explorou as manifestações culturais e tendências da juventude brasileira nos anos 1990. A obra original focava na cena clubber do eixo Rio-São Paulo e se destacou por reunir relatos e entrevistas sobre a vibrante vida noturna da época.
Pista da Dando, festa de sexo que surgiu em 2016, em São Paulo. Foto: Pedro Pinho
Nesta nova edição, resultado de uma parceria entre o Centro Cultural Vale Maranhão e a Ubu Editora, 70% do conteúdo é inédito, com 200 depoimentos que abrangem a cena cultural entre 2000 e 2024, incluindo cidades como São Luís, Belém, Recife e Salvador. Babado Forte revela a criação e transformação de culturas singulares, destacando a influência de artistas locais que respondem a referências estrangeiras, e gerando movimentos como a cultura drag, a cena ballroom, festas de rua e bailes funk.
Com uma equipe de pesquisa diversa, a obra oferece reflexões sobre as produções das cenas LGBT+, negra e periférica, além do papel político de coletivos e o impacto de personagens que moldam a contracultura brasileira. O livro apresenta a noite como um espaço dinâmico e vital, onde jovens encontram seu lugar sob a luz estroboscópica.