O artista Paulo Pires, representado pela Cerrado Galeria, com unidades em Goiânia e Brasília, participa da 38ª edição do Panorama da Arte Brasileira, que acontece em São Paulo até 26 de janeiro de 2025.
Realizado temporariamente no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP) devido à reforma do MAM, o evento apresenta o tema “Mil graus”, abordando temas ecológicos, sociopolíticos e espirituais em uma crítica à realidade brasileira.As quatro esculturas de Pires expostas retratam corpos em movimento e interação, formando figuras que evocam abraços e danças, revelando novas percepções conforme o ângulo de observação.
Para a diretora da Cerrado Galeria, Júlia Mazzutti, essa participação reforça o destaque nacional do artista e sua importância na arte contemporânea em 2024. As obras podem ser visitadas gratuitamente no MAC-USP, de terça a domingo, das 10h às 21h.
Paulo Pires, escultor autodidata de Poxoréu (MT) e atualmente residente em Rondonópolis, iniciou sua carreira artística aos oito anos criando brinquedos de madeira e, aos 14, passou a esculpir e vender suas peças. Hoje, ele trabalha com minerais como arenito e pedra-ferro, utilizando uma técnica precisa que permite o esculpimento detalhado do arenito. Suas obras já foram expostas em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Brasília e Cuiabá.