O 3º Fórum Global da UNESCO contra o Racismo e a Discriminação será realizado em São Paulo, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro de 2023. Dentre os destaques da programação, a supermodelo brasileira transgênero Valentina Sampaio estará presente no painel “Pride in Our Laws: Advancing LGBTQIA+ Rights”, que reunirá temas como os direitos da comunidade LGBTQIAPN+.
A edição de 2023 também marcará o lançamento da Rede da UNESCO de Lideranças contra o Racismo e a Discriminação (UNESCO Network of Anti-Racism and Anti-Discrimination Officials), com o objetivo de reforçar o desenvolvimento de soluções políticas inovadoras e inclusivas para a paz, a equidade e a não discriminação.
Nascida em uma vila de pescadores em Aquiraz, pequena cidade litorânea do Ceará, Valentina Sampaio superou desafios até conquistar o mercado mundial e reforçar a representatividade transgênero na moda. Filha de uma professora e um pescador, Valentina reúne no currículo feitos históricos, com trabalhos para grandes grifes: consagrada supermodelo, a cearense de 26 anos estrelou a capa de uma das mais prestigiadas revistas do mundo, a Vogue Paris, em edição especial intitulada “A Beleza Transgênera”, sendo a primeira modelo transgênero a estrelar a capa da publicação na história.